15 de mai. de 2012

Ensaio sobre um problema meu... (Jorge E.)


Ensaio sobre um problema meu... (Jorge E.)
Revisado por: Danielle Tomé de Oliveira


Ninguém nasce desse jeito! Não tenho uma lembrança minha sem o desespero e a agonia de não conseguir falar o que sentia, enxergava, achava, percebia e sabia!
Quando era pequeno, lembro que todos me achavam burro! Eu não sabia ler em voz alta! Mentira!
- Eu sabia ler mais que todos da classe! Minha mãe foi chamada. Escutei a conversa escondido! A professora me imitava, disse: que era a convivência! Fiquei feliz até. Finalmente, todos iam saber que eu não era burro! Eu queria ser o mais popular da escola, afinal, o mais popular perguntava tudo pra mim... Mais fui o gaguinho do colégio!
Fui fazer tratamento e descobri que eu não era “gago”, apenas um lado do meu cérebro pensa mais rápido que o outro. Por isso, eu travo! É quando eu me sinto um lixo, perco toda minha autoestima, me acho um bosta, me retraio e deixo as oportunidades passarem...
Nossa! Como já perdi oportunidades por não conseguir falar o que sabia...
Descreviam-me: - Ele é quieto assim mesmo!
- Mentira!!!
Eu queria gritar, falar, nunca fui quieto, eu estava preso, eu sempre sabia mais que todos, eu era engraçado, sabia qualquer assunto, conquistaria qualquer garota com minha idéia. Deixaria meu pai orgulhoso ao falar que estava lendo tal assunto! Nunca consegui!
Sinto ainda a angustia de toda vez que não levantei a mão ou não falei o que deveria, travava depois de horas ensaiando. Quantas vezes abaixei a cabeça por ter medo de ser ridicularizado, por não conseguir fazer todos saberem que eu sabia mais... E me afundava a cada dia no meu mundo escuro! Amigos? Os que me insultavam menos! Vida social? Se você espera que eu puxe um assunto com você, ficará decepcionado!
Quantos milhões de vezes ensaiava um simples “oi”, para a menina que passava toda tarde na minha rua... Nada!!! Eu ficava com medo dela responder o meu oi e eu ter que falar mais alguma coisa, outra frase... O meu medo me fazia tremer, a garganta fechava, ficava nervoso, com raiva de mim mesmo... E aí bate o fracasso, o sentimento de derrota... E ela passava, meu olhar se perdia no dela... E eu chorava de raiva, nunca me perdoei por ser assim, me achava um covarde, um fraco, um tolo! O que seria de um cara assim?
Minha sensação é de jogado num quarto sem janelas e cheio de água até o teto, quase me afogando em um desespero sem fim, diário. Começa quando sei que vou precisar falar com alguém, são segundos de pavor! O corpo contrai, é uma força tamanha pra se falar um - Tudo bem?! Boa Tarde! É uma desgraça isso...
É triste demais você não conseguir falar, travar, ser motivo de piadas ou em toda festa alguém cantar o velho pagode da casa do gago, olhar pra você e rir! (aposto que você deu um sorrisinho agora!) É triste demais, é uma vida cruel de se viver...
...
Somos mais fortes que todos vocês! Temos mais coragem que todos vocês!
Se é que vocês querem saber!
Não podemos parar de comprar nossa gagueira como um cigarro e uma bebida.
Não conseguimos acordar e decidir deixar de ser gago, como resolver entrar numa academia... Nós carregamos essa cruz, nas nossas costas todos os dias. Cada dia a gente vence um trauma... Na fila do pão, ao pedir informação, ao falar com nossos pais!
Pra dizer um: eu te amo!
Uma tia minha me ligou parabenizando, por ter-me "comportado" e não ter gaguejado no meu casamento! Como se eu fosse culpado por ser assim!
Isso é um exemplo de como a maioria nos vê!
Se você tentar, você fala direito! É o que me dizem por aí...
Deparei-me com uma cena em que o pai não conseguia contar uma história para a filha, porque ele era gago! Ele chorava de desespero! Ele tinha medo da filha o ridicularizar!
Doía demais ver aquilo, o fracasso do pai ao ser vencido...
Pense nisso, ao ver um gago se contorcer na sua frente tentando fazer alguma coisa que a humanidade tem e não dá valor, falar e tentar expressar um sentimento!
A maioria de vocês "pessoas comuns" só falam merda!!!


"Recomendo um filme, para quem achar que o assunto merece uma atenção: O discurso do Rei”. A coragem de escrever sobre isso, veio depois que eu assisti."

7 comentários:

  1. belo texto...gostei muito mesmo...parabens!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este desabafo, pois acho que é algo que te incomoda! Sei que é facil opinar estando fora do problema mas preciso dizer o que penso: Cada um é o que é e o importante é viver o resto.... foooddd........se! Seja você, seja feliz que você é forte e merece!!!

    ResponderExcluir
  3. A sociedade impõe certos conceitos do que é normal ou anormal, e infelizmente gera os pré-conceitos, as piadinhas de deboche. Quantas pessoas ditas "normais" extrapolam nas palavras e atos, esquecendo que o mais importante é o carater. Não podemos esquecer que Nelson Gonçalves era gago, mas foi um de nossos maiores cantores.
    Te admiro tanto como pessoa, como profissional, que este detalhe é impercepítel. Seja Feliz sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Eu vivi por muito tempo com esse problema de um lado do cérebro pensar mais rapido,quando mulek eu era aloprado por conta disso,na escola nem tanto por que eu sempre fui maior que os da minha idade então ninguem era doido de me aloprar que eu decia a porrada kkkk,mais na rua nem tinha como eles eram bem maior que eu,então eu me defendia batendo e correndo kkkk,convivi com isso até uns 13,14 anos que foi quando eu comecei a cantar num grupo de pagode com a mulecada que eu descubri que cantar era muito mais facil do que falar então meus problemas diminuiram um pouco por que guando eu tinha que falar tinha hora que nossa não saia nada.
    No ano 2000 quando comecei a cantar no Capitulo Zero eu era meio gago mais a banda começou a tirar isso de mim mais não tirou por inteito,até em tão eu já tinha feito terapia,fono etc e tal e nada de cura,por incrivel que pareça eu vim a descobrir de onde vinha isso em 2009 quando fui fazer curso de noivos,tive uma esperiencia e tanta com um cidadão que nunca tinha encontrado em minha vida,Fonceca,em poucas horas de conversa sem ele mau me conhecer ele olhou no meu olho e falou que eu tinha um grave problema com a minha mãe que eu tinha que resolver rapido para inclusive curar a minha gageira,fiquei assustado e pensativo e saindo de lá corri para resolver o tal problema que eu tinha com ela que vinha de anos,eu e minha mãe sempre tivemos muitas brigas por todos os motivos,resolvi isso do fundo da alma mesmo e hj sou outra pessoa Graças a Deus...Obrigado meu Deus (por mi guiar),Mãe,Pai(por Tudo),Simone(Minha Esposa Amada e Querida)Léo(por me convocar para a Banda,Jorge E,(Por sempre dar força pra nois e pro Capitulo Zero e essa oportunidade e pelo Capitulo Zero que me ensinou muita coisa,,Fé em Deus.Lucao Cardoso

    ResponderExcluir
  5. Parabéns primo,vc é um fora de série cara !Muito orgulho de ser seu amigo e parceiro...grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. "O medo é o pior dos conselheiros"

    Texto bacana Lucão, me lembrou deste ensaio.
    http://www.youtube.com/watch?v=8lSoxrWsnZw

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Pa Pa Parabens Jorge e e E.! rsrs vo vo voce é fera! Te Amo irmão! rsrs

    ResponderExcluir