1 de ago. de 2011

Terceiro Escalão e Terceiro Setor (Jorge E.)




Terceiro Escalão e Terceiro Setor
Por: Jorge E.
Revisado por: Monalisa Pontes

Bem, esse ano não é “Ano do Voluntariado”! Então, podemos dizer que a quantidade de “otários” que criaram suas ONGs a fim de ajudar alguém foi pequena. Afinal, esse ano não teve comercial na Globo, a UNESCO não investiu no assunto, foi um ano tranquilo para o Terceiro Setor!
Outro dia peguei a papelada da minha ONG para dar uma olhada nas obrigações anuais de sempre enquanto assistia o Jornal na Tv. Na Tv a matéria era sobre a falta de controle no controle dos escalões do governo, ou seja, ninguém controlava os baixos escalões governistas. O chamado Terceiro Escalão era a base para as falcatruas acontecerem. Aí dei uma associada nisso. E descobri um certo ar de igualdade nos termos: Terceiro Setor e Terceiro Escalão.
Complicado não é?
Analisando assim parece mesmo, mas é coisa simples, quer ver?
Começaremos pelas diferenças entre os dois “Terceiros”
“Terceiro Escalão” é uma nomenclatura emprestada a um tipo de cargo público que se diz não ter muita importância no sistema político brasileiro, são cargos operacionais, mas que comandam o Brasil inteiro. É onde se rouba, onde se faz as
“maracutaias” federais, estaduais, municipais e em todos os poderes existentes no país - Executivo, Legislativo, Judiciário, narcotráfico e ‘poderes paralelos’. É onde realmente a podridão do sistema funciona e causa medo. É onde se encontra o assessor do assessor do deputado cassado do partido corrupto.
É um sistema que dá certo “vamos dizer”!
“Terceiro Setor” é algo nobre de ser comentado, é algo que enriquece a cultura. A humanidade jamais poderá julgar o terceiro setor como se julga o terceiro escalão. São os voluntários da Pátria, o pessoal do bem, a galera que ajuda a sociedade. O Terceiro Setor faz o que o governo não faz, ou não fez, ou está pouco preocupado em fazer pelo povo.
Existem Leis de incentivo fiscal para a cultura como a lei Roanet entre outros apoios relacionados a isso. Existem órgãos controladores e que prestam serviços as ONGs como a ABONG.
É outro sistema que também da certo “vamos dizer”!
E a honestidade do Terceiro Setor quem controla?
É justamente na hora do julgamento que tudo se assemelha.
Eu fazia parte de uma ONG totalmente paralisada pelo sistema.
Confesso minha indignação e deixo publicada minha total conduta antiética sobre esse assunto.
Como que depois disso tudo dito sobre a grandeza do Terceiro Setor você pega e lê um anúncio de Super Mercado sendo “BANCADO” pelo Ministério da Cultura?
Me explica? Me conta como pode. É demais não é ?
Um Super Mercado usou a Lei do incentivo à cultura para vender Coca-Cola mais barata!
Olha o Terceiro Escalão do Terceiro Setor aí!
Como nesse país um projeto de cultura é barrado por ter uma solicitação de verba inferior? E por isso eles propõem que você procure a iniciativa privada na comunidade.
Como isso pode acontecer? Alguém responde aí!
Criamos nossa ONG no intuito de fazer algo de bom nesse mundo, levar o pouco que sabemos a quem sabe menos que nós sobre música, teatro e arte.
Mas infelizmente no Brasil é assim. Quem tem faz! Quem não tem, não faz, se frustra e resolve as coisas de uma outra maneira. Ou seja: Faz sozinho!
E tem mais hein... Temos que pagar um imposto chamado RAIZ...
- Ong paga imposto! Você não sabia?
Acabei de inventar o Terceiro Escalão do Terceiro Setor!
Viu como no Brasil tudo que não presta se globaliza?

2 comentários:

  1. Por essas e outras se ve doações de campanha pornograficas vindas de diversas partes para infinitos fins. Como, fazer lei idiota e pagar via ong. E por aí vai

    ResponderExcluir