16 de ago. de 2011

Alguns “tapas” que a vida me deu e eu acordei... (Jorge E.)




Alguns “tapas” que a vida me deu e eu acordei...
Por: Jorge E.
Revisado por: Monalisa Pontes

Outro dia estava em algum lugar de São Paulo, não sei bem ao certo o lugar exato. Chega um amigo meu e me cumprimenta assim: - E ai “Zé Projeto”! Na hora ele viu minha cara de desapontamento e tristeza. “– Porra! Logo eu Zé Projeto”?
Logo eu que vivo tentando ajudar todo mundo, sempre me esforçando pra tudo dar certo. Fiquei pensativo “pra caramba”. Mas raciocinando vi que ele tinha toda razão.
Tenho vivido nesses últimos tempos uma euforia de querer resolver “tudo ao mesmo tempo agora”. Estava me envolvendo e tendo milhões de idéias malucas e tentei abraçar todas elas de uma só vez. Conclusão: Não deu nada certo!
Eu queria ter três bandas, escrever essas colunas, montar mil sites ativistas, fazer minha ONG evoluir, mandar letras para artistas, criar Festivais de Música Ativista com fim social, ser Ala de Compositores da Vai-Vai, desfilar no Ghandi...
Eu tinha virado um “Zé Projeto” mesmo!
Nunca ouvi uma crítica que não tivesse aprendido com ela, eu sempre faço das críticas algo bom e construtivo, mesmo sendo uma crítica destrutiva. Esse “tapa” da vida me fez muito bem. Aprendi a me concentrar em coisas sólidas, não quero mais abraçar o mundo de uma vez, vou abraçar o mundo dando um passo por vez e sempre com clareza e objetividade. Continuo tendo minhas idéias malucas. Mas hoje procuro ser mais sensato antes de chegar a mil pessoas com mil idéias.
Agradeço publicamente esse meu amigo, pois ele me fez parar e refletir em uma porção de coisas a esse respeito.
Se pararmos para pensar vamos enxergar vários “tapas” da vida, a cada dia levamos um diferente e se não acertamos levamos outro igual, e isso não termina até que se resolva o conflito, o atrito ou o que você esteja fazendo de errado. Aprendi com essas lições da vida que nós podemos nos “auto-curarmos” das maledicências que a vida nos mostra. Nós estamos nesse planeta para evoluirmos e isso é inquestionável.
Preste atenção a sua volta, veja se há algo que possa fazer para mudar seu universo para melhor. Você pode ser melhor, você pode acordar mais disposto em vez de acordar mal humorado. Você pode dar Bom Dia, experiente isso! Você pode ligar para aquela pessoa distante que está brigada com você por um motivo idiota. Você pode curar sua magoa, você pode fazer um ato de caridade mesmo que for comprar algo de uma criança no farol, ao em vez de levantar o vidro blindado de sua BMW. Apareça em lugares que você recrimina e veja que você é um cara ”pré-conceituoso”. Faça o que você acha que nunca faria antes, porque um dia você tomará um “tapa” da vida e terá que fazer “na marra” tudo isso.
Vou contar uma história rápida sobre “tapas” da vida!

...um jovem lama tibetano chamado Terça-Feira Lobsang Rampa em sua evolução adquire o poder de enxergar auras humanas e com isso começa a interpretá-las. Um belo dia ele se depara com um homem pedindo esmolas como um cego na rua. Analisando sua aura descobre que ele não é cego. Corre em direção ao pedinte e o expulsa da rua, gritando a todos a verdadeira identidade do impostor. Anos mais tarde já respeitado como Lama-Médico de seu mosteiro ele vai visitar uma vila de cegos e se depara com a total rejeição de seus moradores. Ele senta na rua triste, pois afinal tinha ido ajudá-los. De repente um jovem Lama vem correndo, gritando que ele era um impostor, que não era cego e estava se aproveitando das pessoas de bom coração que por ali passavam. Passado o tumulto, um velho se senta ao lado e lhe diz: - Bondoso Lama há uns anos atrás eu passei pela mesma coisa, um jovem me expulsou de uma rua em que descansava, pois tenho problemas motores e sempre deixo cair minha tigela de comida na rua. Acabei sendo preso, fiquei cego de um olho e vim parar aqui! Hoje conto essa história para o povo daqui, por isso ficamos com receio de pessoas como você.”

A (r)evolução sempre começa dentro de você! Pense nisso!

3 comentários:

  1. Grande texto meu irmão! Só quero registrar aqui que continuo aprendendo com a vida, com os tapas e caminhos mostrados, ou não, mil coisas na cabeça, mas uma certeza: logo menos estarei ai do seu lado, compartilhando os tapas, projetos, idéias e a vida, a nossa vida! Somos melhores quando queremos ser, somos grandes, felizes, por isso temos que agradecer sempre! E eu agradeço à você irmão, por ser quem é, por chegar e estar sempre chegando onde merece! E eu me orgulho disso! Pode sempre contar comigo, com tapa ou abraço! E vamos seguindo... Forte abraço! Johny - Irlanda

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse é o primeiro e-mail que recebi de seu blog que leio. Muito legal o que você faz. Peço desculpas por não ter dado a devida atenção. Não desanime, é muito bonito isso que você faz. Espero conseguir me revolucionar!.

    ResponderExcluir
  3. Viveriamos num mundo melhor se tivessemos mais "Ze Projetos", vc esta no caminho certo, por mais que lhe falte tempo ou forca para acabar seus projetos isso eh extremamente valido!!!

    ResponderExcluir