2 de jun. de 2011

A Tribo dos homens invisíveis (Jorge E.)




A Tribo dos homens invisíveis
Por: Jorge E.
Revisado por: Monalisa Pontes

Rotina, caos, violência, tumores malignos da sociedade moderna que destrói o pós-guerra da paz, que um dia foi inventado como solução, para construir um pós-guerra infinito nas trevas. Vivemos em eterno pós-guerra, vocês já perceberam isso? Cidades cada vez mais entupidas de insetos e ratos, ratos animais e ratos seres humanos mesmo. A cada esgoto a céu aberto se vê um rato perambulando por perto. Um rato animal, pois vive do lixo e um rato ser humano que também vive do lixo. E hoje há quem diga que o lixo é vida! Mas até que se prove muito, o lixo, continua sendo o lixo!
A massa continua manipulada, o luxo continua aí sendo ostentado e o ser humano a cada dia que passa se preocupa mais consigo mesmo. Ouvi uma frase mais ou menos assim: - A paz mundial é cada um tomar conta da sua vida! Certissímo eu diria! O indivíduo está cada vez mais individual, consigo e com a sociedade. Isso tambem é fato! Esta aí bem diante dos seus olhos! Publicado nas revistas, nos i-pads, nos jornais.
Ainda não vi nenhuma propaganda sobre o que estou falando, pois ainda há o Dogma, mais logo-logo alguém quebra esse tabú e estampa na Times Square um letreiro com a frase: - Sozinho você é melhor! Esqueça seu próximo! Você não precisa mais de ninguém, liberte-se! Coisa de Star Wars, você só precisará de um R2D2.
Diante da crise que avança em passos largos sobre nossas famílias, existem os otimistas, as igrejas e a fé do povo! Fé que distorce a mão única da evolução do homem para sintetizar a bondade e a compaixão ao próximo!
Não vim até aqui para escrever sobre lados melhores, ou pontos de vista imbecis. Eu não posso deixar de escrever uma frase: - Viva a hipocrisia! Onde está a compaixão ao próximo? Acredito sim em pessoas que fazem o bem, não sou imbecil a ponto de generalizar a falta de caridade do povo, mas eu ando percebendo uma desistência coletiva. Tem gente cansando de fazer o bem e ser enganada sempre!
Os olhares estão perdendo o brilho diante da vastidão do sentimento de incapacidade que nos engole a cada dia quando acordamos.
Você acorda cedo, entra em seu ônibus lotado, vai na porta ou amarrotado em pé, sendo tratado como "trabalhador", desce no centro da cidade e não percebe que está diante da “REAL REALIDADE DO POVO BRASILEIRO”. Amanhã após ler este artigo você perceberá a “TRIBO DOS HOMENS INVISÍVEIS”.
Até você não os enxerga!
De tão excluídos, não possuem imagens próprias. São famílias inteiras no chão, na rua, na calçada, na mais absurda falta de TUDO. São crianças dormindo sem roupa em um dia de 6 graus em São Paulo. São idosos largados pelos familiares. Pais derrotados pelo sistema, que não se desesperam mais ao ver o filho usar crack na sua frente. Perderam a identidade, perderam a alma, vivem no inferno feito pelo homem aqui na terra. Se Jesus está por vir, o diabo já está aqui! Está por aí nas esquinas escuras do centro da grande cidade, da “babilônia”!
Eu estava na praça da Sé e me sentei, quando ao meu lado surgiu como uma miragem um homem invisível. Que, ao me dar conta percebi que cheirava mal, se vestia mal, mas que olhando nos olhos pude perceber que ele era a grande vítima . Apesar de tudo, sentia que ele era um homem do bem, uma alma do bem.
O sistema de castas impera desde os tempos de Buda e ninguém enxerga. Via-se nos olhos desse homem que dinheiro era talvez o mais necessário, mas que sua honra e dignidade seriam o que ele mais queria ter de volta! Se alguém um dia lhe enxergasse, e lhe fizesse esta pergunta.
Fiquei pensando dias depois em fazer uma pergunta para este homem. Ia perguntar o quê? Talvez seu nome, seus motivos! Duas semanas depois o homem estava morto em meio a uma multidão que o enxergava. Ele deixou de ser da TRIBO DOS HOMENS INVISÍVEIS...
Triste demais!

...depois de trocar uma idéia sobre isso com o Gascon.

3 comentários:

  1. Mª Odete M. Morucci8 de junho de 2011 às 12:54

    Vou contar uma historinha que aconteceu comigo, sempre fui ligada nesta Triblo de Homens Invisíveis, que para mim não eram tanto, porque tenho o hábito de cumprimentar, de sorrir, e assim quase todos os dias passava por um deles, que já fazia parte da paisagem, e eu observava que ele usava um sapato rasgado na qual ficava com o dedão para fora, todos os dias passava e me condoia, principalmente pelo frio que fazia. Um dia tomei coragem, aproximei-me, perguntei seu nome, porque todos apesar de invisíveis tem nome, e após dizer-me "Carlos", perguntei-lhe qual nº calçava, disposta a arrumar uns sapatos mais quentinhos e eis que, para minha surpresa, mostrou-me um saco repleto de sapatos. Claro que, fiquei sem graça e fiz outra pergunta: o que ele precisava? Sabem o que ele respondeu-me? "uma casa" para voltar a morar.
    Isso fez-me refletir, o quanto nós nos precupamos com coisas pequenas, enquanto esses homens invisíveis querem é ter a sua dignidade de volta.
    Se cada um de nós fizer a sua parte doando seja lá o que for, até mesmo uma palavra, um olhar de amor por esses homens invisíveis, quem sabe não possamos mudar a vibração de nosso planeta.
    Parabéns mais uma vez, Jorge, por essa excelente coluna.

    ResponderExcluir
  2. maria cristina araujo peixoto12 de junho de 2011 às 23:32

    Relembro aqui,uma frase de nossa querida e saudosa Irmã Dulce:" A verdadeira pobreza, não é a da falta de comida, da falta de roupa ou calçados, mas sim a da falta de interesse, de amor,compreensão que sente o ser humano com relação a Si." Isso inclusive justifica perfeitamente, o fato de se oferecer um sapato ao homem com o sapato rasgado, e ele apresentar um saco cheio de sapatos; É isso mesmo que esse homem (invisível)quer; ser visto, ser notado, ser amado...E como tornar possivel isso num meio onde a maioria é cego, ou só tem olhos pra si.É exatamente o egocentrismo, fruto de uma educação mal direcionada, baseada em princípios sem religiosidade e fé, que venda os olhos destes cegos, que coitados, não são capazes de entender, que isso pode tbm lhes porporcionar abalroamentos e/ou batidas fortes a ponto de interferir em seus propósitos de vida.

    ResponderExcluir
  3. http://youtu.be/dgurauCX8UA Esse é o grupo som mulheres com nome novo que antigamente -se chamava grupo fora de serie mas agora estamos com um novo nome e novo cd gravado por pezinho do exalta esse grupo foi formado em 1986 que começou na praia agora valtamos pra valer agradecemos desde ja grupo som mulheres ( verdadeiramente fora de serie )

    ResponderExcluir