2 de abr. de 2012

Zelaya e a tentação golpista (Jorge E. convida Eduardo Barbosa)



Por: Dudão - Eduardo Barbosa
Revisado por: Danielle Tomé de Oliveira


( Manuel Zelaya, descansa na Embaixada Brasileira))

Adoro livros de história, mesmo que muitos deles reproduzam a história dos vencedores, criminalizam os vencidos, faço sempre uma interpretação crítica daquilo que leio, a história é fascinante, principalmente quando se reproduz.
O episódio da deposição do presidente democraticamente eleito de Honduras, Manuel Zelaya, e todas as suas consequências posteriores como o refúgio do deposto à embaixada brasileira na capital Tegucigalpa, revela que a mídia tupiniquim continua com pitadas de tempero golpista, numa nítida cobertura conservadora dos fatos, em todos os grandes veículos de informação, sem excessão.
O colunista da CBN e comentarista do Jornal da Globo, Arnaldo Jabor, chegou a apoiar o que ele chamou de "golpe branco", a iniciativa do golpista Roberto Micheletti, na derrubada de Zelaya do poder. Jabor e boa parte da mídia nacional, consideram que o golpe foi "preventivo", tendo em vista o avanço de governos de esquerda na América Latina. Para esses setores da mídia, o crescimento de governos de esquerda, aliados ao Chavismo Venezuelano, seria muito mais pernicioso para as instituições do que a deposição à força militar de um presidente eleito.
Ora, nossa história mostra que "para defender essas mesmas instituições democráticas", inúmeros golpes foram tramados na América Latina, no nosso caso a grande imprensa apoiou o golpe militar de 1964, sob a justificativa de "avanço de uma república sindical-socialista" no país. João Goulart, foi deposto no dia 31 de março de 1964 e vivemos até 1985 sob o jugo dos militares. Alguma semelhança com o a situação de Honduras?
Por que razão a imprensa nativa não critica os inúmeros decretos baixados por Micheletti que fecharam jornais, redes de televisão, suspendeu direitos constitucionais. Quando Hugo Chávez mandou cassar a concessão de um emissora, que fazia oposição ao seu governo, não houve um editorial que ficasse calado frente a esse absurdo. Ditadura, via de regra, é iniciativa de governos de direita, conservadores, esse apoio dado ao golpe em Honduras é, no mínimo, bizarro.
Frente a esses fantasmas da Guerra-Fria que rondam a América Latina ( reflitam sobre as bases americanas instaladas na Colômbia), fico satisfeito com a iniciativa do governo brasileiro em receber Zelaya, pedindo a volta do presidente deposto ao cargo, uma atitude de que valoriza o país no cenário internacional, que nos coloca como principal interlocutor dos países da região, atitude muito criticada pela imprensa verde e amarela, que tira a máscara e mostra sua verdadeira face conservadora e golpista.


Comentário Jorge E. - 28 de Setembro de 2009 - 13:29

É meu parceiro de Samba Enredo...
Dudão, vou te falar o que eu acho dessa merda toda aí de America Latina. No meu ponto de vista, são todos um bando de "Paga Sapo" da Sierra Maestra. Todos! Nada mais será como foi, nada mais será... Em Cuba 2004, ouvi assim de um Cubano: - Jamais haverá outra Sierra Maestra, todos podem e vão tentar, mais nunca mais haverá um grito de liberdade honesto e verdadeiro com houve neste País! O Próprio Sub. Marcos em Chiapas sabe disso! E por saber, é que ele é o que é! E faz o que faz... Agora, se não é um show de mídia isso aí que vocês estão assistindo, me diz o que é? Não sei Dudão! Mais na boa, já disse isso em minhas colunas e vou repetir aqui no seu blog: - Pra mim o Brasil não faz parte da América Latina... O Brasil é outra pegada, é o “Primo Rico da parada... Falando em mídia, você vai pra Cuba e sabe de TODOS os países, vai pra Guatemala e vê notícias de todos os países, da Argentina até o México você sabe o que se passa nos países da AMÉRICA LATINA, agora liga a TV aí e me diz o que ta "pegando" no Haiti?


Valeu Dudão...
Pela força, pela resistência e pela vontade de morrer lutando por alguma coisa honesta.
O Dudão é meu parceiro de samba enredo, escrevemos juntos para o Vai-Vai e escrevemos outras coisas também. Ele foi o primeiro cara do Vai-Vai a fazer samba comigo. Merecia um registro de sua obra. Desde 2009, ele mantém o Blog: http://semmassagemm.blogspot.com/
Esse texto foi extraído de lá!
Abração nêgo!
Obrigado pela inspiração!

Um comentário:

  1. Salve Dudão, meu parcero!!! Assim como todos que colaboram com esse ideal... Seja bem vindo ao mundo Na Palma da Mão... A casa também é sua!!!

    ResponderExcluir