18 de abr. de 2011

Coisas que nunca falei nessa vida (Jorge E.)




Coisas que nunca falei nessa vida
Por: Jorge E.
Revisado por: Monalisa Pontes

Outro dia me perguntaram se eu sou um cara sem coração. Questionei o porquê da pergunta. A resposta foi uma coisa que me fez pensar muito, mas muito mesmo:
- Você nunca escreve sobre o amor!
O que dizer?! Vai ver que é verdade mesmo. Até concordo com isso! Mas o que eu posso falar sobre o amor? De dez pessoas na rua, pergunte quantas tem um amor e quantas tem um desamor? Duvido que a maioria responda a primeira opção. Talvez você ache que eu vá falar das minhas experiências amorosas, que por sinal foram todas horríveis. Todas não! Tive algumas que já bastaram pra saber que quem ama um dia chora! E que no final de tudo é você e seu travesseiro...só e mais ninguém. Mas o amor também pode mudar o mundo. Como diz Marcelo Yuka “...amor que me tirou a arma da mão...”
Se as pessoas amassem mais, talvez esse mundo fosse diferente. Talvez tudo melhorasse e quem sabe toda essa Babilônia não estaria crescendo a nossa volta.
Mas existe o amor pelas coisas ruins, existe, por exemplo, o amor pelo dinheiro, o amor pelo poder. Isso também prova que o amor pode “às vezes” não ser uma coisa boa se canalizado para o mal.
E quem há de ir contra a força de um amor doentio? De um amor possessivo? De um amor cruel? Ninguém nesse mundo tem esse poder! Nem todo o amor de Cristo fez ele se livrar de sua cruz. Nem todo amor de Gandhi fez ele se livrar de um tiro.
E os que morrem de amor? E aquela dor no peito? Amor vira ódio em segundos e em segundos um castelo cai e seu mundo desaba bem diante de seus olhos. Coisas do amor... Coisas do desamor...
Eu escrevo há anos sobre o amor, sobre o amor a uma causa que pra mim é tudo nessa vida. Meu amor verdadeiro é o que escrevo, é o que tento fazer com que todos entendam em minhas letras, colunas e palavras. Nós precisamos ter amor no que acreditamos, para que um dia o nosso sonho seja realidade.
Precisamos ensinar as crianças a amarem seus País, a amarem a vida, e serem pessoas melhores quando crescerem. É disso que precisamos! Precisamos amar alguém, precisamos ser amados, precisamos ouvir uma canção do Marvin Gaye e lembrar de alguém. Se todo mundo tivesse um amor eu duvido que teríamos tempo pra pensar em coisas ruins. Precisamos ter paciência para enxergar um amor verdadeiro, para evoluir seu amor pela música, por exemplo, e para viver um grande amor.
Mas somos seres humanos falhos! E o amor se perde no cromado da “Ponto Quarenta” que faz o moleque da rua se perder no amor ao poder e ao dinheiro.
O amor se perde na traição da mulher casada sem escrúpulos que quer status de “Puta” na Mercedes do “boyzão” de 25 anos que nunca trabalhou na vida e tira onda na “quebrada” distribuindo “amor” para as meninas da favela.
O amor escapa dos dedos como areia, em um boteco da esquina, onde a cada gole de cachaça vão se afogando as mágoas de um amor perdido, até esse amor virar vontade de matar a mulher que o traiu.
E nas Igrejas? Onde o amor a cristo é vendido em sacos de supermercado por kilo e com a validade vencida! Exploram o amor das senhoras da comunidade, roubam o amor da criança carente, tiram o amor de Deus gritando: - Pelo amor de Deus!
Ninguém nessa terra sabe o que significa o Amor de Deus! Nem o pastor da “Deus é Amor” sabe o que é isso! Nem o “bispo-messias” sabe! Ninguém sabe de porra nenhuma! Somos todos um bando de zumbis que acham que sabem amar, mas na verdade nós não amamos nem a nós mesmos. Que dirá amar o próximo.
Só as mães sabem amar de verdade!

“...pra não dizer que eu não falei de flores...”

7 comentários:

  1. Amor essa palavra tem um sentido muito forte,não é atoa que tem um velho ditado que para mim é o mais verdadeiro de todos,[AMOR SO DE MÃE],infelizmente os seres humanos so sentem AMOR pelo poder,dinheiro,drogas,coisas ilicitas e um AMOR que para mim é o pior de todos a INVEJA esse sim é um AMOR de baixo nivel de uma tremenda pobreza de atos e de espirito,as pessoas nesse mundo de ilusões que é esse mundo de artistas,politicos e outros falam EU TE AMO como quem fala em AGUA,isso é tão ridiculo que logo depois se separam e se odeiam,DEUS colocou o sentimento AMOR para que realmente as pessoas valorizem e sintam esse real sentimento chamado AMOR,penso EU que ja senti esse sentimento verdadeiro que é o AMOR pelo meus PAIS,ESPOSA,FILHOS,NETOS E ALGUNS AMIGOS VERDADEIROS,amigo gostei muito desse tema legal mesmo,abraço .

    ResponderExcluir
  2. CARLOS MOREIRA FILHO22 de abril de 2011 às 15:29

    ME DESCULPEM ESQUECI DE ME INDENTIFICAR NESSE ULTIMO COMENTARIO SOBRE O AMOR,MEU NOME CARLOS ALBERTO MOREIRA FILHO.

    ResponderExcluir
  3. Somos seres tão imperfeitos que muitos de nós ainda não conhecemos o verdadeiro sentido do AMOR, não aquele sentimento de posse, de homem e mulher, mas, sim aquele sentimento pleno de olhar o próximo com carinho seja ele seu amigo ou não.
    Acredito que a terra esta passando por momentos de transição. Porque estão ocorrendo tantas catástrofes no mundo? Para que as pessoas sendo solidárias umas com as outras, vão desenvolvendo uma energia que irá envolver nosso planeta e consequentemente cada um de nós.
    Ainda acredito que o verdadeiro amor entre nós, seres humanos, possa acontecer.
    Claro, não será agora, nem daqui a um, dois, três anos, irá demorar muito, é apenas uma semente que irá germinar.
    Quando falamos de amor de mãe, que é único, deveria ser sim, mas como acreditar se ainda algumas mulheres não conhecem esse AMOR INCONDICIONAL, e jogam crianças no lixo.
    Mas, pode ser um exercicio para todos nós, ao invés de criticarmos, porque não podemos envolver essas criaturas com "amor", porque não envolvemos com esse mesmo "amor" seja ele a vítima ou o assassino?
    Vamos meus amigos, procurar dentro de cada um de nós essa sementinha e fazê-la germinar...

    Parabéns pelo tema, é amplo e pertinente ao momento que vivemos.
    abraços

    Mª Odete M. Morucci

    ResponderExcluir
  4. "Não faço tudo o que AMO, mas AMO tudo o que faço"

    É preciso viver com mais AMOR...sem porque,para que, quando, si , hoje ama-se muito dependendo de condições.

    Parabéns Jorge, pelo texto acredito que todos que leram, viajaram pelo sentimento do AMOR...
    de uma forma profunda!

    ResponderExcluir
  5. É uma boa visão, mas apenas um lado de uma grande questão...AMAR! E o que fazer quando a semente brota só para um??? sim estou falando do amor em sua forma carnal. Eu amei alguém um dia como jamais achei que poderia ser capaz... carregado de verdade e pluralmente sincero que até beirava a ingenuidade... E ele nunca soube o quanto era amado, pois a ele o assunto era totalmente proibitivo!!! Me restava falar através dos meus pequenos gestos e atitudes e no AXÉ que eu enviava e envio a ele todas as noites em minhas orações... Porque amar implica em velar pelo bem... independente de ser correspondido. Éh... tamanha era a sinceridade do meu amor que tendo o respeito por filosofia. A MIM RESTOU APENAS FAZER COMO UM DOCE POETA DO CANCIONEIRO POPULAR: "AMANHECEU PEGUEI A VIOLA , BOTEI NA SACOLA E FUI VIAJAR "!!!

    A GENTE ÁS VEZES PERDE A CHANCE DE VIVER UM PLENO E VERDADEIRO AMOR... PELOS MEROS... DEVANEIOS TOLOS!!! salve...

    ResponderExcluir
  6. É uma pena, que um sentimento tão grande e tão bom de se sentir,
    esteja tão desgastado nos corações...

    Sabe, foi por amor que Cristo abraçou a Cruz.
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
    para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    João 3:16

    O Amor de Deus nem pode ser classificado, não existe palavras, e
    usaram a expressão "de tal maneira", pois quão grande é o amor de
    Deus por nós.
    Mesmo sendo falho e pecador que sou, Deus entregou seu filho vendo
    algo que homens não viram e nem eu mesmo pude ver em momentos de
    tristeza e desgraça...um coração sedento por Amor.

    Sabe Jorge, por tempos que nos conhecemos e por termos muitos sonhos e
    desamores em comum, sei bem como é, pois já me senti numa condição de
    declarar a mim mesmo:- Não vou sentir mais o amor.

    Aquela frase que no final é só voce e seu travesseiro, me fez lembrar
    momentos que pensei a mesma coisa.

    Mas sabe...mesmo que Homens possam distorcer, vender e etc a palavra
    Amor. Deus por misericordia e Graça, derrama do Seu Amor, para aqueles
    que o amam acima de TODAS as coisas.
    E Eu posso dizer, que o Amor de Deus, tem restaurado meu coração dia
    após dia, e meus olhos tem sido renovados, por olhos de Cristo, olhos
    de Compaixão, olhos de Misericordia...
    É muito dificil, muito dificil, mas é simples Jesus é simples.

    É por isso que Eu te Amo!
    Como posso amar a Deus, que eu não vejo, e não amar o meu irmão, a
    quem eu vejo né?

    Se eu não amo o que eu vejo, o próximo, eu não sou digno do amor de Deus.

    Te Amo meu irmão!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes na vida tudo que precisamos é sair de cena ,silenciar nosso interior,refletir,perceber o que está desequilibrando pra tentar fazer melhor.Quantas vezes diante de situações difíceis e experiências por demais dolorosas tudo que desejamos é morrer julgando que isso acaba com os problemas e encerra toda a dor,porque?Amei demais o meu próximo e amei de menos a mim mesma,quem conhece todos os caminhos que um amor insano pode levar?Da euforia a depressão?Muitos dirão isso não é amor!Isso é paixão!Quem sabe?Que diferença isso faz na hora que seu coração parece não dar conta mais da dor que já não cabe mais ali...difícil.Quantas vezes eu ouvi: se ame para ser amada...fácil assim!Amor é o sentimento mais nobre e belo aí me pego pensando, quantas pessoas não cometem sofrimentos no coração alheio,dores coletivas,até mesmo em nome de Deus por amor ao que ?A quem mesmo?

    ResponderExcluir