16 de ago. de 2010

Nos tempos da "Vitrola" (Jorge E.)




Galera!
Estamos com uma novidade no nosso blog, vamos ter quinzenalmente os textos de um grande amigo meu, Jorge E., um dos melhores letristas da nova geração e também integrante da Ala de Compositores da Vai-Vai.
No inicio do mês colocamos um texto dele aqui e com o grande sucesso resolvemos fixar sua coluna aqui no blog.

Seja muito bem vindo, hermano!!!




Nos tempos da "Vitrola"

- Buenas!!!
"...Fui, convidado, estou honrado e chego só no sapatinho, devagar, devagarinho tipo Martinho..."
Convite aceito Falange!
Bom...Tendo como fundo Martinho, lembrei de coisas antigas.
Engraçado como a cada dia, resgatar o antigo esta mais na moda. Como dizia meu Avô: "...a única coisa que ainda se cria é filho dos outros..." . To nessa do meu Avô viu! A pegada agora é ouvir som novo e ir "catando" as versões originais nos sebos e sites de música. É com essa atitude que você re-descobre coisas raras e boas. Descobre o passado.
Traçando um paralelo sobre Martinho da Vila, meu Avô e sons antigos, conseguimos ter singularmente o Vinil como mídia de acesso. E filosofando mais um pouco, percebemos que nos tempos da "Vitrola" você tinha que ser original; Duvido que achem um vinil antigo com algo (vamos dizer) "sampleado". A tecnologia nos trouxe a falta de originalidade e talvez um senso comum de "basear" o novo sempre no antigo.
Até que ponto isso é bacana? (Respondam DJ´s)
Este é um blog de DJ, e veja bem o DJ, o ser DJ, ser de raça mesmo... Antigamente para tirar um som do aparelho da foto acima tinha que ser quase um semi-deus. A evolução chegou, aprimoraram os aparelhos, mas mesmo assim você tinha que ter a técnica, disciplina e algo mais. (Sei porque já tentei.) Resumindo; Hoje pra ser DJ precisa de que? (Respondam DJ's)
Confesso e digo meio que com sentimentalismo que nos tempos da "Vitrola" o amor em "por musica para os outros dançarem" era mais foda porque era raro Hoje DJ virou algo tão "mesmissivo" que talvez logo mais vire obrigação de qualquer ator da globo ser DJ.
Mas eis que ha a resistência, eis que ha os soldados Sarracenos da musica com o coração no beat, a razão na ponta da agulha, a emoção em cada virada. Hoje pra mim DJ é amor pela musica, é paixão pelo som, pelo que faz, é uma escolha de vida, um Life Style. Ou parafraseando o Kamal: - É voltar a ter 15 anos ao ver o KL JAY tocar. Isso pra mim hoje define um DJ: Sua Alma!

* Dedicado a todos os Djs que fazem o termo "Ser Dj" algo digno e que levam a bandeira da boa musica para onde forem. Especialmente DJ Nelsinho Black e DJ Guss. Salve !!!


11 comentários:

  1. Parabéns ao blog por ter convidado o sacana da foto (Jorge), para nos presentear com sua labia de 15 em 15 rsrsr... Este é o cara! Abraço a todos Jefferson vulgo FERINHA heheh...

    ResponderExcluir
  2. a unica coisa que se cria é filho dos outros..... hahahha..... sem palavras... esse é nosso diretor...Jorge E. apoiado sempre. FAMILIA JULGADOS. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Salve Jorge....sempre renovando! adoro seus textos! bjo meu quiridu!

    ResponderExcluir
  4. ACHO QUE ALGUÉM CANTOU A BOLA DO MARTINHO!!!RSRSS...TIPO ONTEM...RSRSS
    MARAVILHOSO TEXTO MEU QUERIDO, DIGNO DE JORGE. E E NÃO MENOS Q ISSO... BJKS. MANÚ MELLO***

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Jorge E. belo texto, eu sou supeita pra falar, mais acho que todos concordam comigo! você sabe que tem o dom espetacular de usar as palavras de maneira cativante, interessante e que prende a atenção do público. Um grande beijoooo.... Danielle Tomé.

    ResponderExcluir
  6. GRANDE Jorge ... esse sim sabe usar as palavras rsrsrs !

    ResponderExcluir
  7. Fala Beverly Hills!!Bacana vc por aqui..mais uma opção de leitura inteligênte...legal teu ponto de vista sobre esses clichês e fórmulas prontas q cercam o MUNDO atual dos djs.Abração Anderson Cambraia

    ResponderExcluir
  8. Adriano

    Bom texto que coloca em choque duas situações diferentes " Ser DJ " e " Achar que é DJ " estou começando agora como o GUSS e o Nelsinho Black sabem, e tenho sofrido muito preconceito por não saber muito "AINDA", apesar da fome por música ser cada vez maior, e por não tocar o que é popular, resumindo acho que ser Dj se resume em passar uma mensagem, que é a mensagem da Mùsica !

    Abraços a todos !

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tempos de vitrola ????
    Meu irmão só existe isso no meu mundo .
    E o que posso escrever sobre esse assunto é ....
    Muito mais muito , mais muito amor , é o que movimenta todo meu corpo e me faz levantar com uma certeza que estou pelo puro amor a musica.
    Então viva todos os dj de coração.
    Jorge.E , sem palavras e agradeço pela dedicação e seu amor por essa cultura maravilhosa, parabéns pela bela coluna e resumindo essa cultura funciona bem na palma não é ?
    Abração a todos.

    ResponderExcluir
  11. Jorgito, li sentindo uma batida de percursao.
    Vinil...tenho que te mostrar algo que vi na Portobelo, uma vitrola para single, ta ligado? Do tamanho da palma da sua mao, a corda...malandro, que som maneiro.
    Infelizmente o mundo nao pode parar de evoluir, mas a essencia nao pode ser perdida nunca, sorte nossa que temos vc para nos lembrar sempre!!!

    ResponderExcluir